Quanto dura e como é a adaptação em Londres?

 In Blog

Parte do Passo n.5 da Steps to Fly (Surpresa e Superação), a adaptação no novo país pode fazer toda a diferença na hora de atingir seus objetivos propostos na sua viagem ao exterior.

Muita gente nos pergunta quando dura e como é a adaptação em Londres, pois nós respondemos.

A adaptação por aqui é bastante relativa, pois vai depender do perfil- personalidade de cada um e de como você quer viver a sua vida aqui. É difícil prever quanto tempo levará para cada pessoa já que isto depende também do tempo em que você viverá aqui e dos seus objetivos com a viagem, além claro da preparação-informação anterior. Citaremos alguns pontos que podem lhe ajudar na sua adaptação:

1.Não pense no tempo – Normalmente o tempo pode ser um fator negativo na sua adaptação. Por quê? Porque se você deixou tudo para trás no Brasil em busca de um sonho, a sua pressão psicológica para que tudo comece a dar certo rapidamente é maior. Isso quer dizer, achar uma boa casa, bom trabalho, fazer amigos. Ao contrário, se você vem por pouco tempo e começa a curtir o seu tempo aqui e sua independência, você começa a contar quantos dias falta para ir embora e este “sonho” terminar. Não deixe que isso lhe influencie, tente absorver.

2.Raízes brasileiras – Pode parecer bobagem mas não é. Sua adaptação também vai depender da ligação que você tem com o seu país em termos de estilo de vida. Existem pessoas que moram no Brasil há anos e ainda não se adaptaram, isso porque as raízes de algumas pessoas no Brasil são muito fortes. Isso é ainda mais complicado quando as pessoas sairam do interior do Brasil e tem seus costumes ou para aqueles que não estavam acostumados a viajar e viver em um ambiente totalmente diferente do seu. Tente relaxar e pensar que é um novo momento.

3.Perfil – Embora o ser humano seja de fácil adaptação, o perfil de cada um obviamente influencia na adaptação no novo país. Algumas pessoas preferem SOL e CALOR e então reclamarão do tempo cinzento e do clima frio na maioria dos dias. Outras pessoas são totalmente sociáveis e calorosas e reclamarão da frieza e dificuldade de contactar com britânicos. Pense na diversidade cultural, o quão Londres é única neste sentido, na educação e estilo de vida, pense no diferente e no aprendizado com isto e relaxe.

A verdade é que o tempo todo ouvimos relatos de ambos os lados. Dos que chegaram, não se adaptaram e foram embora (alguns até na primeira semana). Daqueles que chegaram, não gostaram, decidiram ficar e hoje estão apaixonados pela cidade. E aqueles que chegaram e foi “amor a primeira vista” e que não pensam mais em voltar ao Brasil. Não existe uma regra. Apenas deixe-se levar por essa nova fase e siga o seu ritmo sem forçar nada.

 

Roberta Calabró
Co-fundadora Steps to Fly
Recommended Posts

Leave a Comment

Contact Us

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

0

Start typing and press Enter to search